sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

JBC resgata hoje, sexta-feira, o teatro de rua e ‘Big Jato’ ganha duas apresentações

    
A beleza da dança clássica e a magia do circo se encontram no palco do Teatro Municipal Paulo Moura, às 19 horas, na sexta-feira (24/01), com a apresentação do espetáculo “Expresso Caracol” da companhia rio-pretense Cia. dos Pés.
Como uma das representantes de Rio Preto no festival, a companhia apresenta um espetáculo voltado às crianças repleto de magia e criatividade.
Um encontro divertido com obras clássicas que conta com cenografia móvel, uma espécie de vagão na forma de um casco de caracol espiralado de 2,5 metros. Estruturado em metal e coberto de junco, ele faz às vezes de veículo, casa, camarim e dá velocidade à imaginação.
A ideia é que o espectador mirim e seus responsáveis deixem ziguezaguear o olhar pelo caminho desse caracol mágico, que dá muitas voltas, mas sempre surpreende a cada parada que faz. A montagem é uma homenagem aos bastidores do fazer artístico, suas dificuldades e superações no dia a dia.
A Cia. dos Pés, de Rio Preto, utiliza a dança e o teatro contemporâneos como canal de expressão. Criada em 2006 por Kesler Jamal Contiero e Angélica Zignani, a companhia tem passagens pelo Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, pelo Circuito Cultural Paulista e pela 11a.e 14a. Feira de Teatro de Ciudad Rodrigo, em Salamanca, na Espanha, 32º FITEI – Festival Internacional de Teatro e Expressão Ibérica, pela Mostra Oficial do Festival de Curitiba e é destaque no 12° Janeiro Brasileiro da Comédia.
Janeiro Brasileiro da Comédia
Criado em comemoração aos 30 anos do Teatro Municipal, o Janeiro Brasileiro da Comédia chega em 2014 à sua 12ª edição.
Com realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento tem como objetivo dar espaço e difundir os novos conceitos do teatro cômico.
Aberto a todo o público, com entrada gratuita, o roteiro do festival inclui espetáculos teatrais de diferentes partes do país e workshops, com atividades de formação.
Nesta edição, o festival além de ocupar os palcos dos Teatros Municipais Humberto Sinibaldi Neto, Nelson Castro e Paulo Moura, resgata o teatro de rua e leva 12 apresentações para diferentes locações da cidade, como o Centro Esportivo do Parque do Estoril, Represa Municipal e outros.
Os ingressos são disponibilizados um por pessoa, três horas antes do início da apresentação no local do espetáculo. A participação nas atividades de formação é mediante a prévia inscrição.

Expresso Caracol
Dia 24, às 19h – Teatro Municipal Paulo Moura

‘Big Jato’ ganha duas
apresentações no JBC

Nos dias 24 e 25 de janeiro, uma das mais aguardadas peças do Janeiro Brasileiro da Comédia ganhará o palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. “Big Jato” é a adaptação do romance de mesmo nome do escritor cearense Xico Sá, lançado no final de 2012 e apontado como um dos melhores livros do ano. A obra conta as memórias de infância do autor, o que exigiu um grande trabalho de pesquisa e laboratório da diretora Morgana Kretzmann, da produtora Estela Albani e do ator Diogo Camargos.
Para elaborar a peça, os três passaram oito dias percorrendo um roteiro sugerido pelo próprio Sá, que incluía a cidade de Santana do Cariri (CE), onde Xico passou a maior parte de sua infância, até Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Todo o trajeto foi imprescindível para compor cada personagem e trazer as referências necessárias para o palco.
O público rio-pretense será transportado ao universo da infância de Xico Sá, em Cariri nos anos 70, aos locais por onde o caminhão de seu pai, o limpa fossas “Big Jato”, passou e onde ele cresceu. O enredo narra a passagem da criança para a vida adulta de maneira lúdica e bem humorada, com uma linguagem peculiar para um menino.
A peça será encenada, às 20h, nos dos dias 24 e 25, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Os convites poderão ser retirados três horas antes do espetáculo, um por pessoa. Com uma proposta diferente de montagem, o público das apresentações será reduzido, por isso o número de bilhetes disponibilizados é menor.

Big Jato
Dias 24 e 25 de janeiro, às 20h no 
teatro Municipal Humberto Sinibaldi

Nenhum comentário: