terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Paróquia Santa Apolônia faz Festa da Padroeira



Começa nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 20h, na comunidade da paróquia Santa Apolônia, do Distrito de Engenheiro Schimtt, a Festa em Louvor a Padroeira.
O Tríduo será realizado entre os dias 6 e 8 de fevereiro, com início às 20h. No dia do encerramento, o tríduo tem início às 19h.
No domingo, dia 9, dia dedicado a Santa Apolônia, haverá missa e procissão, às 19h. A programação festiva inclui noites de quermesses nos dias 8, 15 e 22 de fevereiro, a partir das 19h, na praça da igreja. Haverá diversas barracas de alimentação. Santa Apolônia, é conhecida como a padroeira dos dentistas e dos que sofrem dos dentes. Mais informações pelo telefone (17) 3808-1300

Quem foi Santa Apolônia

Santa Apolônia viveu no tempo do império romano por volta do ano 249. Era o tempo do imperador Felipe, que foi derrotado por Décio. Este tornou-se um dos  mais cruéis perseguidores dos cristãos. Apolônia era filha de um rico magistrado de Alexandria, cidade importante do Egito, então sob o domínio do império Romano. Apolônia teve sua história contada pelo então Bispo de Alexandria, São Dionísio, em cartas ao Bispo Fabio de Antioquia.
Perseguição
Na sétima investida do Imperador Décio contra os cristãos, ela foi capturada. Como Décio sempre fazia, Apolônia foi obrigada a renunciar a sua fé cristã pelas forças do império. Além disso, foi obrigada a prestar culto aos deuses romanos e a obedecer o Imperador. Santa Apolônia, porém, firme na fé e tomada por uma coragem impressionante, negou-se a obedecer. Por isso, ela passou a sofrer terríveis torturas em praça pública, diante de todo o povo, que se impressionava com tudo o que via.
Depois de todos os sofrimentos pelos quais tinha passado, Santa Apolônia ainda reunia forças para mostrar a todos sua fé inabalável. Assim, mesmo amarrada, ela própria se jogou na fogueira onde morreria, dizendo que preferia a morte a renunciar sua fé em Cristo Jesus. Deus, porém, protegeu Santa Apolônia e ela escapou ilesa da fogueira. Muitos dos presentes se converteram ao presenciar este fato. Então os algozes lhe deram vários golpes de espada e lhe deceparam a cabeça. Santa Apolônia faleceu no ano de 249.
Santa Apolônia foi canonizada no ano 300. Seu culto é mais conhecido e divulgado na Europa, principalmente na Alemanha, França e Itália. Sua festa litúrgica é realizada no dia 9 de fevereiro. Ela é padroeira da Odontologia e dos cirurgiões-dentistas, dos que sofrem de dores na boca e problemas nos dentes.

Nenhum comentário: