terça-feira, 25 de março de 2014

Casa de Cultura inicia aulas para as oficinas


As aulas para as oficinas ‘Ritmos e Cantos Tradicionais do Sudeste’ e ‘Tocar na Banda’, que integram o projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’, tem inicio nesta quarta-feira 26 de março, a partir das 14 horas. O curso, que será ministrado na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”, segue até o dia 29 de março.
A oficina ‘Ritmos e Cantos Tradicionais do Sudeste’ tem como foco os principais ritmos e cantorias originais de São Paulo e Rio de Janeiro. Os preparadores são Ari Colares, Denis Duarte, Marcos Suzano, Mauricio Badé e Sapopemba.
Com direção de Cliff Korman, a oficina ‘Tocar na Banda’ aborda composições de Paulo Moura com arranjos inspirados em sua prática de ensino para bandas.
Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a prática instrumental de conjunto tendo como referência o método desenvolvido por Paulo Moura, grande compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz nascido em 1932, em Rio Preto e falecido em 2010.
As criações musicais resultantes destas oficinas serão utilizadas no repertório para o cortejo que circulará pelo Calçadão, na região central de Rio Preto, no sábado, dia 29 de março.
Segundo a diretora geral, Halina Grynberg, o projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’, “é o retorno de Paulo à sua terra natal, convocando sua gente, em obras sinfônicas e populares de sua autoria, shows, oficinas, corais, cortejos e filmes documentais. Uma experimentação viva entre músicos atuais e de diversas gerações, que, de alguma forma, beberam em sua fonte. Seguindo por São Paulo e Rio de Janeiro, expõe as vertentes contrastantes de sua obra: a forma erudita, arranjos jazzísticos, sua bossa sempre nova e a veia popular carioca e brasileira da gafieira com seus sambas e choros, numa mistura que não cessava de ensaiar”, comenta.

Nenhum comentário: