quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dia da Língua Nacional - 21 de março


A língua portuguesa não é apenas falada em Portugal e no Brasil. Durante a expansão marítima e a colonização portuguesa, a língua conquistou também a África, a Ásia e a Oceania. 
Atualmente, os países que têm como idioma o português são: Portugal, Brasil, Açores, ilha da Madeira, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste.

A nossa língua nacional, o português, é um idioma derivado do latim, que se dividia em latim clássico e latim vulgar. O latim clássico era falado e escrito pelas pessoas cultas. Foi muito pouco divulgado, por isso, hoje é conhecido apenas por meio da literatura e dos documentos históricos. O latim vulgar era utilizado pela maioria da população. Espalhou-se durante a expansão do Império Romano e foi se diversificando nas regiões conquistadas, dando origem aos dialetos que criaram outras línguas, denominadas "neolatinas" ou "românicas", entre as quais há o português, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o provençal, o italiano e o romeno.
Desde que surgiu, a língua portuguesa foi se modificando com o passar dos anos, em razão de ter recebido influências de outras línguas. Essa transformação continua a ocorrer, pois a língua se enriquece com palavras de diferentes origens. Em cada país em que é falado, o português apresenta variações que se manifestam tanto no vocabulário utilizado quanto na pronúncia, na morfologia e na sintaxe. Essas variações ocorrem também dentro de um mesmo país, de região para região, em conseqüência de fatores sociais, econômicos e culturais.
A língua portuguesa não é apenas falada em Portugal e no Brasil. Durante a expansão marítima e a colonização portuguesa, a língua conquistou também a África, a Ásia e a Oceania. Atualmente, os países que têm como idioma o português são: Portugal, Brasil, Açores, ilha da Madeira, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste. O português é também falado em algumas regiões que estiveram fora do domínio político de Portugal, como alguns povoados espanhóis, uruguaios e comunidades de imigrantes em diversos países.

Nenhum comentário: