segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mostra de Cinema Chinês termina nesta terça e Campanha contra Violência Sexual nos semáforos


Será encerrada nesta terça-feira (20/05), a I Mostra de filmes Chineses em Rio Preto, promovida pelo Instituto Confúcio (que funciona na UNESP, entidade do Ministério da Educação da República Popular da China), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto. 
A sessão final será às 20 horas, no auditório Abreu Sodré, 9º andar do prédio da Prefeitura. O evento tem por objetivo mostrar a cultura chinesa e a perseverança de seu povo. 
Antônio Carlos Del Nero, um dos organizadores do evento, destaca que Rio Preto é uma das poucas cidades que tem o Instituto Confúcio. “Os filmes foram enviados pelo Consulado Chinês, possibilitando que o rio-pretense conheça um pouco dessa cultura milenar”, comenta. 
Durante a sessão final será exibido o filme “Desert in habitantes” (“Uma Família no deserto”), que tem duração de 50 minutos e direção de CUI Yazhend. O longa conta a história de um casal que vivia no meio do deserto e que começa a arborizá-lo, desafiando as dificuldades e a solidão. 
A mostra é totalmente gratuita e tem apoio da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, do IBILCE (UNESP) de São José do Rio Preto e da Acirp. Todos os filmes possuem legendas em português.

Campanha contra Violência Sexual 
faz mobilização nos semáforos

A Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes idealizada pela Secretaria de Assistência Social de Rio Preto, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –CMDCA – e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, realizou nesta segunda-feira (19/5), mais uma intervenção de conscientização nos semáforos de Rio Preto.
As ações de sensibilização, como explica a secretária de Assistência, Helena Cristina Marangoni, tem como foco conscientizar a população e estimulá-la a denúncia d caso de violência sexual contra criança e adolescente.
Nos semáforos, artistas com perna de pau chamam a atenção dos motoristas com faixas de “Violência Sexual é Crime: denuncie” e material informativo. Já nos Centros de Referencias de Assistência Social – CRAS -, Centro de Convivência da Juventude – CCJ – e Centro POP, acontecem apresentações teatrais, com a atriz Gisele Lançoni, que encena a peça "Araceli, meu amor".
Nesta quarta-feira (21/5), será realizada na Praça Rui Barbosa, às 9 horas, mobilizações com a participação de várias instituições do município, com apresentações artísticas e distribuição de material informativo como cartazes, folders e adesivos.
No dia 30, no Teatro Municipal Paulo Moura, às 9horas, a assistente Social Adriana Aparecida dos Santos, mestre em Política Social e Serviço Social e coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social - no município de Londrina, irá falar sobre os serviços da área especializada. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail:gestaodotrabalho.semas@riopreto.sp.gov.br. 
Caso Araceli
O Dia Nacional de Combate foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do "Crime Araceli". A menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.

Programação

20/05 - às 6h30, no semáforo da avenida Philadelpho Gouveia Netto (enfrente Rei Pão de Queijo) às 17h30, no semáforo da av. Alberto Andaló (enfrente ao Mac Donalds) 
Dia 21
Horário: 9 horas
Local: Praça Rui Barbosa - Dia de Combate à Exploração e Abuso Sexual
Apresentações musicais com Instituições e Associações de Rio Preto
Rua Bernardino de Campos, s/nº - Calçadão 
Dia 30
Horário: 9 horas
Seminário de Combate a Violência e Exploração Sexual: “Papel do CREAS no enfrentamento a violação de direitos de crianças e adolescentes”
Palestrante: Adriana Aparecida dos Santos - Londrina/PR
Local: Teatro Municipal Paulo Moura
Av. Duque de Caxias, s/nº, Swift

Nenhum comentário: