quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Exposição de telas de moradores de rua emociona público


A exposição de telas “A criança que vive em mim” feitas por pessoas em situação de rua tem despertado a curiosidade de adolescentes e adultos que visitam o Centro Cultural Daud Jorge Simão. Desde que foi aberto ao público, os trabalhos já receberam dezenas de alunos de escolas da rede pública e particular de ensino. A exposição vai até o dia 31 de outubro, das 8 às 17 horas.
He-man, She-Ra, Chapollin Colorado, Pantera Cor de Rosa, Pica-pau, Pinóquio, Cinderela, Peter Pan, Super Heróis, Caverna do Dragão, Moranguinho, Fantasminha, entre tantos outros desenhos animados e brincadeiras de criança, como futebol na rua de casa e carrinho de rolimã, foram resgatados e retratados por 30 pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - da Secretaria de Assistência Social de Rio Preto.
No total, são 61 telas que compõem a exposição. O objetivo, como explica a arteterapeuta responsável pela oficina de artes, Daniella Simões Benetti, que é doutoranda em Habilidades Sociais, pela UFSCAR, foi trazer à tona, as lembranças e valores da infância de cada um deles. “A participação e o empenho mostram que estamos no caminho certo na busca do resgate, reinserção e inclusão social dessas pessoas em situação de rua, o que para nós é um trabalho muito gratificante”, diz ela.
Desde que foi aberta, nesta segunda-feira (20/10), a exposição já foi vista por dezenas de alunos, professores, outras pessoas em situação de rua, técnicos de assistência social e visitantes em geral.
 “Achei fantástica! As escolhas dos personagens de desenho animado e as cores fortes me chamaram atenção. Isso mostra que eles têm muita força de vontade e podem mudar suas atitudes na vida”, acredita Giovana Aparecida Neves, de 12 anos, aluna da escola Maria Peregrina, que visitou a exposição acompanhada de colegas de turma e da tutora Luciana Silva.
A proposta do Centro POP foi bem aceita pela maioria dos frequentadores do espaço. Ari Carvalho, 45 anos, que há 4 anos está em situação de rua, pintou 10 telas. “Foi uma surpresa pra mim mesmo, nunca tinha pintado. A Daniella engrandece a gente e mostra que somos capazes. Foi muito importante pra eu chegar até aqui”, diz ele.
Para Viviane Katy, 35 anos e há 10 na rua, as oficinas de artes mexem com valores familiares e pessoais. “Foi muito bom recordar a minha infância. Tenho saudades. Quero mudar e estou lutando dia a dia para isso acontecer”, garante Viviane.
O Centro POP, coordenado pelo serviço de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, atende pessoas em situação de rua e fica na av. Bady Bassitt, 3697, na Vila Imperial. O telefone para contato é o 3222-2031.

Exposição “A criança que vive em mim”
Vai até o dia: 31/10
Horário: das 8 às 17 horas – de segunda a sexta-feira
Local: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – Centro 

Nenhum comentário: