segunda-feira, 2 de março de 2015

Expo Rio Preto começa a receber o gado leiteiro


O Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, onde será realizada 54ª Exposição Agropecuária de Rio Preto, começou a receber, na manhã desta segunda-feira (2/3), as primeiras cabeças de gado leiteiro das raças Girolando e Gir. A EXPO 2015, que será realizada de 12 a 22 de março, destinou o primeiro turno para o gado leiteiro. Estão previstas a participação de 450 cabeças de gado. 
O primeiro turno vai reunir a maior concentração de criadores de gado de leite da história da Expo Rio Preto, com as melhores vacas leiteiras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Os julgamentos das raças serão realizados de 12 a 14 de março. Rio Preto é uma das etapas do ranking nacional das raças Girolando e Gir. O julgamento do gado Girolando será feito por juízes credenciados pela Associação Brasileira de Criadores de Girolando. O julgamento da raça Gir é uma realização da ABCGIL – Associação Brasileira de Criadores do Gir Leiteiro. 
Também será realizado o torneio leiteiro das raças. Segundo Luís Augusto Paglione, da comissão organizadora, serão quatro dias de ordenha e vence a vaca que produzir mais leite. “Teremos vacas que poderão produzir até 100 litros de leite por dia”, informou. “Rio Preto tem a maior bacia leiteira do Estado de São Paulo. Por isso, o 1º turno está tão forte e prestigiado”, completou. No dia 14, acontece o leilão de gado leiteiro, que será transmitido, ao vivo, pelo Canal do Boi.
Com uma expectativa de movimentar em torno de R$ 5 milhões, a 54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto está dividida em dois turnos e já tem confirmadas 1.200 cabeças de gado. Mais de mil pessoas estarão trabalhando na festa, que este ano terá como novidade uma Exposição Nacional de Touros de Rodeio. 

54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto
Julgamento do gado leiteiro: 12 a 14 de março
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, Rio Preto

Nenhum comentário: