segunda-feira, 9 de março de 2015

Inicia amanhã vacinação de adolescentes contra HPV


 A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira, dia 10/3, campanha de vacinação o papilomavírus humano, o HPV. Neste ano, houve ampliação da faixa etária do público alvo, que tem por objetivo imunizar adolescentes com idade entre 9 e 11 anos de idade.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, além deste público, a imunização também será oferecida para a população indígena feminina, com idade entre 9 e 13 anos, além de garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, na faixa etária dos 9 aos 26 anos de idade. 
Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, o município vai trabalhar com duas estratégias de vacinação – disponibilização das doses nas 26 unidades de saúde e imunização programada em 117 escolas municipais, estaduais e particulares existentes no município, que está sendo agendada junto às direções de cada estabelecimento de ensino e terá início a partir da próxima semana.
Conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, serão encaminhados termo de recusa para os pais que não autorizarem a vacinação de suas filhas.
HPV
A vacina contra HPV é composta de três doses – a primeira, a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira dose e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira (60 meses).
A expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% das 7.727 adolescentes nesta faixa etária, com idade entre 9 e 11 anos. Adolescentes que tenham completado 11 anos após o primeiro ciclo da vacina ou ainda não tenham se imunizado, poderão começar o esquema vacinal agora. O mesmo vale para outras mulheres que se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde.
As portadoras do vírus HIV devem tomar a segunda dose depois de seis meses da primeira aplicação e a terceira 6 meses após à primeira tomada.
“Para a criança ser vacinada, basta que pais ou responsáveis compareçam com a caderneta de vacinação”, afirma a gerente de imunização.

Nenhum comentário: