sexta-feira, 8 de maio de 2015

Hoje é dia do Artista Plástico


A característica primordial do artista plástico é a sensibilidade. Através dela, ele idealiza a sua percepção do mundo transcrevendo-a em forma de desenho, pintura ou escultura. Dependendo de seu estado de espírito ou de seus valores, suas obras podem tomar diversas interpretações, o que fascina a todas as pessoas. Descobrir o significado de uma peça de arte e a intenção do artista plástico é uma prática agradável e desafiadora. A arte inspira a alma dos homens e sua linguagem os aproxima.
Vários são os materiais envolvidos na criação do artista plástico. Quando se trata de criatividade, o céu é o limite! Assim, ele cria desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e, para tanto, usa o papel, a tinta, o gesso, a argila, a madeira ou os metais. Suas ferramentas podem ser o simples lápis ou mesmo sofisticados programas de computador. 
Dentro das atuais tecnologias da computação, o artista plástico pode ainda se especializar em animação e editoração eletrônicas para criar vinhetas para a TV e páginas na internet. A maior parte das aberturas das telenovelas, seriados e programas são desenvolvidos nos computadores pelos artistas plásticos digitais.
Embora a profissão exija uma certa dose de um dom que poucos têm, o mercado de trabalho é concorrido para os artistas plásticos. Mesmo quem chega a se formar em artes plásticas numa faculdade ou universidade vai ter de competir com os que não possuem curso superior e se valem apenas do talento e determinação.
Alguns artistas plásticos que obtiveram reconhecimento acabam expondo suas obras em galerias de arte e museus. Estes vivem única e exclusivamente da arte e suas obras chegam a ser disputadas em leilões pelos amantes da arte. Outros que preferiram optar pelo emprego remunerado, têm a oportunidade de mostrar seu talento ilustrando livros e periódicos ou, se preferir, lecionar no ensino fundamental ou nos cursos universitários.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. 
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=datacomemorativa&id=582#ixzz3ZXzCrsnH 

É também 

******

Nenhum comentário: