terça-feira, 27 de outubro de 2015

FIDESP divulga em sua 12ª edição de 2 a 7 de novembro a grade de programação 2015



Pensar a dança nas esferas da formação, criação e produção, promovendo o fortalecimento, a discussão produtiva e o intercâmbio de conhecimentos por meio de espetáculos, debates e oficinas. Esse é o objetivo do Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo - FIDESP que, de 2 a 7 de novembro, realiza sua 12ª edição.
Este ano, o FIDESP traz como tema as “As Artes Integradas” e abordará, por meio de sua programação, a inclusão sociocultural, o diálogo e a conexão das diversas artes com a dança. “A ideia do fórum é promover a arte e a dança em todas as suas vertentes, para o público e para o artista, e ser uma ferramenta para o exercício do pensamento, a troca de ideias e experiências. Nesta edição, os participantes terão a chance de conhecer um pouco mais do cenário latino americano e europeu da dança e ainda conferir através dos espetáculos e atividades complementares o teatro, o vídeo e a dança interagindo entre si”, comenta o coordenador geral do FIDESP, Marcelo Zamora.
O FIDESP 2015 é realizado pela Associação de Amigos da Arte e Mantenedores da Virtual Companhia de Dança e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, tem o apoio do SESC, de La Red de Promotores Culturais de Latinoaméria y el Caribe, da Prefeitura de Cedral, a Parceria da Poiesis, Oficinas Culturais, Governo do Estado de São Paulo e o patrocínio (desde 2009) da CAIXA, através do edital de apoio a festivais de dança e teatro e o Governo Federal.
Para esta edição, três cidades do estado de São Paulo recebem as atividades do fórum - São José do Rio Preto, Cedral e Votuporanga - e onze companhias e artistas de cinco países – Argentina, Bolívia, Espanha, França e Brasil - participam da programação.
Durante os seis dias do evento, serão realizados em nove espaços diferentes pelas cidades participantes, 24 apresentações de 12 espetáculos de dança, quatro workshops, uma roda de conversa, uma exposição fotográfica, uma mostra de videodança, e uma oficina, especialmente direcionada para estudantes da rede pública de ensino. Todas as atividades são gratuitas. “Teremos apresentações de grupos de bailarinos com corpos diferenciados, como, por exemplo, portadores de necessidades especiais, um espaço para novos grupos se apresentarem chamado ‘Plataforma Jovens Criadores’, levaremos a arte a estudantes da rede pública de ensino e ao público em geral com apresentações em espaços abertos”, complementa Zamora.
Os espetáculos
A abertura do 12º FIDESP acontece no dia 2 de novembro, às 18h30, no Parque da Represa Municipal com a apresentação de “Cosme e Damião”, da Cie Kastorágile, da França. A performance, com uma vertente sustentável, usa o por do sol como a luz cenográfica e traz em seu elenco dois bailarinos, sendo um portador de necessidade especial. A plateia irá se emocionar com os efeitos da luminosidade declinante do final do dia, que revela aos poucos as silhuetas em contraluz desse emocionante duo que reinterpreta a lenda dos santos gêmeos Cosme e Damião.
Na sequência, ainda marcando a abertura (2/11), às 19h30, na área externa do Teatro Paulo Moura, próximo ao Parque da Represa Municipal, o Grupo ExPressão de Votuporanga/SP, um dos participantes da Plataforma de Jovens Criadores, encena a performance “Protesto”.
Encerrando o primeiro dia, às 20h, no Teatro Paulo Moura, a companhia Gira Dança, do Rio Grande do Norte, apresenta “Sem Conservantes”. A Gira Dança é uma companhia formada por bailarinos com corpos diferenciados que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências. No espetáculo “Sem Conservantes” o grupo aborda temas como o fluxo permanente de transformações entre corpo e ambiente e as tradições culturais.
Entre os destaques da programação estão os espetáculos de dança que pela primeira vez serão apresentados no Brasil como o “I Leave The Lights On”, da conceituada bailarina Victoria Miranda, de Madrid Espanha que acontece no dia 3/11, às 20h, no Teatro do SESC Rio Preto. No dia 7 de novembro, às 10h, no Terminal Rodoviário de Cedral, a bailarina espanhola apresenta a performance “And That’s Why I am Here”, além de ministrar no dia 4 de novembro, das 10h às 12h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle, nova sede da Oficina Cultural Fred Navarro, o workshop “Técnicas para a dança Performática”.
O premiado grupo Seda Danza, de Rosário, na Argentina, também encena pela primeira vez no país o espetáculo “Niebla”, no dia 4 de novembro, ás 20h, no Teatro do SESC. O espetáculo trata de temas como a solidão e o fantasma da morte.
Para fechar a programação do FIDESP 2015, no dia 7 de novembro, uma das mais renomadas companhias de dança do Brasil, a Quasar Cia de Dança, de Goiania, apresenta o espetáculo “No Singular”, às 20h, no Teatro do SESC. No Singular é o vigésimo terceiro trabalho coreografado por Henrique Rodovalho para a companhia e propõe um diálogo sobre o excesso e a velocidade de informações do mundo contemporâneo.
Plataforma Jovens Criadores
Com o intuito de promover o intercâmbio de experiências e ideias e dar oportunidade aos novos artistas mostrarem o seu trabalho para o grande público e interagirem com outros grupos, foi criado, dentro do FIDESP, a Plataforma Jovens Criadores.
Este ano, três grupos foram selecionados para participar são eles: os bailarinos do Instituto Eduardo Laredo, de Cochabamba, na Bolívia, com “Inmerso em Mi” e “Vacios Subconscientes”; o grupo ExPressão, de Votuporanga/SP, que apresenta “Protesto”; e grupo UP, de Catanduva/SP, que encena “Sinquise”.
“Esse projeto dentro do fórum é muito importante para promover a dança junto às novas gerações. Esses jovens artistas muitas vezes não têm a oportunidade de se apresentarem para o grande público em outras cidades e países, como é o caso dos bailarinos da Bolívia que pela primeira vez estão saindo de seu país para mostrarem a sua arte. Durante o processo de curadoria, descobrimos um colégio, o Instituto Eduardo Laredo, em Cochabamba, na Bolívia, que oferece uma formação integral - acadêmica, no esporte e nas artes – e é lá que esse grupo realiza as suas produções de dança e das quais duas serão apresentadas aqui no Brasil”, detalha Marcelo Zamora.
Atividades Complementares
Além de assistirem aos espetáculos, os profissionais e os amantes das artes e da dança poderão participar das atividades complementares como: a Exposição fotográfica 12x12, da Virtual Companhia de Dança; uma Mostra Internacional de Videodança; a Roda de Conversa “Conexão FIDESP”, no dia 3/11, das 15h às 17h. Os workshops: “Técnicas para Dança Performática”, dia 4 de novembro, das 10h às 12h;“Iniciação à Videodança”, de 4 a 6/11, das 15h às 17h; “Fundamentos da Dança-Teatro”, dia 5/11, das 10h às 12h; Workshop “Dança Contemporânea”, dia 6/11, das 10h às 12h;
Todas as atividades complementares acontecerão Casa de Cultura Dinorath do Valle, nova sede da Oficina Cultural Fred Navarro, na Praça Cacilda Becker s/n – Chacará Municipal, em São José do Rio Preto/SP. As inscrições para os workshops e a roda de conversa devem ser feitas, antecipadamente, através do e-mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br.
Ainda com parte da programação, em um módulo especial, o FIDESP irá promover junto a estudantes da rede pública de ensino, na escola Municipal “Lúcia Novaes Brandão”, em Cedral, duas atividades. Dia 4 de novembro, às 10h, acontece o “Encontro com o Artista”, com a participação do Grupo Gira Dança, do Rio Grande do Norte. No dia 5 de novembro, também às 10h, a bailarina espanhola Victoria Miranda apresenta a performance “Touché”. “O objetivo desse módulo é aproximar cada vez a dança dos diversos públicos e despertar as novas gerações para a arte”, comenta o Zamora.
Para saber mais informações sobre o 12º FIDESP, acesse o site www.virtual.art.br ou visite a nossa fanpage www.facebook.com/fidespbr. Confira abaixo a programação completa:

*PROGRAMAÇÃO FIDESP 2015:

2 DE NOVEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
18h30 – Parque da Represa Municipal (próximo ao Teatro Paulo Moura)
“COSME E DAMIÃO”
Cie Kastorágile
Lyon – França
19h30 – Área externa do Teatro Paulo Moura
Plataforma de Jovens Criadores
“PROTESTO”
Grupo ExPressão
Votuporanga – SP – Brasil
20h – Teatro Paulo Moura
“SEM CONSERVANTES”
Cia Gira Dança
Natal – RN – Brasil
3 DE NOVEMBRO (TERÇA-FEIRA)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
15h às 18h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
RODA DE CONVERSA: CONEXÃO FIDESP
Mediação: Marcelo Zamora
Público: bailarinos, diretores, produtores, gestores culturais e interessados a partir de 14 anos
18h30 – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
EXPOSIÇÃO: 12X12 (abertura).
MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA
Aberto ao Público
20h - SESC Rio Preto – Teatro
“I LEAVE THE LIGTHS ON”
Victoria P Miranda
Madrid – Espanha
4 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
10h às 20h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
EXPOSIÇÃO: 12X12
MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA
Aberto ao público
10h às 12h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
WORKSHOP: TÉCNICAS PARA DANÇA PERFORMÁTICA
Victoria P. Miranda – Espanha
Público: bailarinos e outros artistas com conhecimento intermediário na área, a partir de 14 anos.
15h às 17h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
WORKSHOP DE INICIAÇÃO À VIDEODANÇA
Denise Matta – Ribeirão Preto
Público: interessados na área a partir de 14 anos (o participante deverá trazer sua própria câmera de vídeo ou celular com recurso de gravação)
20h - SESC Rio Preto – Teatro
“NIEBLA”
Grupo SEDA Danza Teatro
Rosário – Argentina
Plataforma de Jovens Criadores
“VACÍOS SUBCONSCIENTES”
Instituto Eduardo Laredo
Cochabamba – Bolívia
CEDRAL
10h – Escola Municipal Lúcia Novaes Brandão
Atividade especial: “ENCONTRO COM O ARTISTA”
Cia Gira Dança
Natal – RN – Brasil
Público: estudantes do colégio.
5 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
10h às 20h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
EXPOSIÇÃO: 12X12
MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA
Aberto ao público
10h às 12h - Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
WORKSHOP: FUNDAMENTOS DA DANÇA-TEATRO
Grupo Seda Danza Teatro – Argentina
Público: bailarinos e atores com conhecimento em dança, a partir de 14 anos
15h às 17h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
WORKSHOP DE INICIAÇÃO À VIDEODANÇA (continuação)
Denise Matta – Ribeirão Preto – SP – Brasil
Público: interessados na área a partir de 14 anos (o participante deverá trazer sua própria câmera de vídeo ou celular com recurso de gravação)
19h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
“VAGAMUNDO”
Cia. Abrindo Portas de Exp. Cênica
Ribeirão Preto – SP – Brasil
Plataforma de Jovens Criadores
“INMERSO EM MI”
Instituto Eduardo Laredo
Cochabamba – Bolívia
Plataforma de Jovens Criadores
“SINQUISE”
Grupo UP
Catanduva – SP
CEDRAL
10h – Escola Municipal Lúcia Novaes Brandão
“TOUCHÉ”
Victoria P Miranda
Madrid – Espanha
Plataforma de Jovens Criadores
“SINQUISE”
Grupo UP
Catanduva – SP
VOTUPORANGA
10h - Praça Cívica
Plataforma de Jovens Criadores
“VACÍOS SUBCONSCIENTES” e
“INMERSO EM MI”
Instituto Eduardo Laredo
Cochabamba – Bolívia
6 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
10h às 20h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
EXPOSIÇÃO: 12X12
MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA
Aberto ao Público
10h às 12h - Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Luiz Fernando Bongiovanni - São Paulo – SP – Brasil
Público: bailarinos com experiência na área contemporânea, a partir de 14 anos
15h às 17h – Oficina Cultural Fred Navarro / Casa de Cultura Dinorath do Valle
WORKSHOP DE INICIAÇÃO À VIDEODANÇA (continuação)
Denise Matta – Ribeirão Preto – SP – Brasil
Público: interessados na área a partir de 14 anos (o participante deverá trazer sua própria câmera de vídeo ou celular com recurso de gravação)
20h – Teatro Paulo Moura
“NOSSOS SAPATOS”
Mercearia de Ideias
São Paulo – SP – Brasil
CEDRAL
20h – Terminal Rodoviário
Plataforma de Jovens Criadores
“INMERSO EM MI” e
“VACÍOS SUBCONSCIENTES”
Instituto Eduardo Laredo
Cochabamba – Bolívia
VOTUPORANGA
10h – Praça Cívica
“TOUCHÉ”
Victoria P Miranda
Madrid – Espanha
Plataforma de Jovens Criadores
“PROTESTO”
Grupo ExPressão
Votuporanga – SP – Brasil
“S.O.P.A.”
Zilda Arali
São José do Rio Preto – SP – Brasil
7 DE NOVEMBRO (SÁBADO)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
20h – SESC Rio Preto – Ginásio
“NO SINGULAR”
Quasar Cia de Dança
Goiânia – GO – Brasil
CEDRAL
10h – Terminal Rodoviário
Plataforma de Jovens Criadores
“PROTESTO”
Grupo ExPressão
Votuporanga – SP – Brasil
“AND THAT’S WHY I’M HERE TODAY”
Victoria P Miranda
Madrid – Espanha
“S.O.P.A.”
Zilda Arali
São José do Rio Preto – SP – Brasil
VOTUPORANGA
20h – Concha Acústica
“NOSSOS SAPATOS”
Mercearia de Ideias
São Paulo – SP – Brasil

Nenhum comentário: